Diagrama elétrico TSZi 003/004/005/006

Diagrama de ligação para as unidades de comando de ignição: 9 220 087 003/004/005/006
Borne 1 - Para o distribuidor de ignição (fio verde – pino A da bobina impulsora)
Borne 2 - Para o distribuidor de ignição (fio marrom - pino B da bobina impulsora)
Borne 3 - Não Conectado
Borne 4 - Alimentação B+, borne 15 da chave de ignição (fio vermelho)
Borne 5 - Negativo bateria – chassi (fio marrom)
Borne 6 - Para o borne 1 da bobina de ignição (fio verde)

Artigo relacionado:
Defeitos da ignição transistorizada TSZi
Carro não pega a quente


65 comentários:

  1. boa tarde olá aparecido.gostaria de saber qual a diferença entre os modulos de ignição TSZI, se pode ser montado qualquer modulo com qualquer bobina,poderia haver algun prejuiso no rendimento do carro, pois tenho uma caravan 4 cilindros a alcool e o modulo não tem nenhuma identificação qual seria o numero correto para este carro. OBRIGADO

    ResponderExcluir
  2. Deonisio, o módulo da foto é igual aos demais independente do número de peça. A diferença é que cada número corresponde à referência da peça para a marca do veículo (peça genuína), sendo o de final 004 a referência comercial da Bosch. Quanto a bobina deve ser a de referência comercial Bosch 067 com pré-resistor ou similar. Veja o esquema elétrico no post: "be-a-bá-ignição-eletrônica"

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Sr. Aparecido, tenho este módulo (9220087006) avariado (tarnsístor de potência e resistência R13 queimada) e não consigo encontrar o esquema para poder fazer a reparação. A referência do transístor (BIP121 - SD - 8228) também não aparece em nenhum manual conhecido. Poderá ajudar-me a resolver esta questão?
    Antecipadamente grato pela sua atenção.

    Carlos Pereira

    Leiria - Portugal

    ResponderExcluir
  4. Carlos a referência do componente é exclusiva do fabricante. Você pode usar um transistor darlington como o BU941. Me mande seu e-mail que te envio o esquema elétrico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi bom dia aparecido oliveira, tenho um modulo 9220087005 e preciso saber o esquema eletrico para tal instalei aqui no meu fusca 1300 ano 76 mais esta esquentando muito qual tipo e referencia do transistor que tenho que colocar e tbm quero saber se precisa da capsula de avanço do distribuidor que esta ruim desde ja agradeço

      Excluir
    2. Você quer saber se funciona sem a cápsula de vácuo? sim mas não tem o mesmo desempenho do motor, talvez não perceba muito a diferença com e sem.

      Excluir
  5. boa noite Aparecido , por favor me tire uma duvida,tenho um opala 6cc e meu modulo deu problema nao encontrei na minha cidade o original bosch código final 004, so achei com final 005 e 006, so que quando coloco ou o varro nao pega ou fica falhando muito, dai a duvida tem diferenca o 004 para os demais? detalhe fica cortando como se tivesse fora de ponto ma so em baixa em alta funciona normal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabio os módulos são iguais. Examine o sistema quanto a mau contato e faça continuidade dos fios. examine tampa e rotor do distribuidor.

      Excluir
  6. Contiero, Márcio Marcelo3 de agosto de 2016 às 12:57

    Boa tarde Aparecido, estou com um problema no módulo de ignição TSZi final 004 que não esta funcionando o mesmo encontra-se com dois transistores em curto um deles de fácil identificação é BD135 e o outro traz a especificação RCA 20088 que esta impossível de encontrar. Teria alguma sugestão para substituir este segundo componente? Obrigado no momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Contiero, vale a pena consertar? se vale poderá usar o BU941 ou retirar de algum módulo sucatado, cujo transistor está bom.

      Excluir
  7. Denilson, voce está usando a bobina kw067, mediu o ângulo de permanência? Veja as ligações indicadas no módulo ou outro post do blog no tag ignição, verá um esquema completo. O resistor é um fio resistivo de 0,8 ohms ligado no borne 15 da bobina é parte do chicote. Existe resistor de louça, mas é difícil encontrar.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde amigo gostaria de saber se o final 006 e 003 sao iguais serve tanto para carro a alvool quanto para gasolina

    ResponderExcluir
  9. São iguais. Tanto gaz o tipo de combustível.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite Aparecido, seguinte tenho um chevette com esse modulo de ignição e bobina 067, meu carro pega muito bem quando está frio, deixo funcionando por 30 minutos e quase não se consigo encostar na bobina e modulo de tão quente, se desligar o carro ele não pega até que esteja tudo frio novamente, já revi fiação, aterramentos, troquei vela, cabos, tampa do distribuidor, modulo, bobina... Pelo que já pesquisei a solução só vai vir com a experiência. Se puder ajudar agradeceria, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipão, a bobina que está usando é mesmo a 067? está com pré-resistor? mede a tensão no borne 15 da bobina. o ângulo de permanência está correto? Para saber como testar e outros problemas possíveis veja mais post clicando na tag ignição na coluna esquerda da página. Veja os vídeos no meu canal do youtube.

      Excluir
    2. Boa noite Aparecido, sim a bobina é a 067, tenho o pré-resistor( nele chega a tensão de 13,5v e sai para a bobina 9,5v que por sinal pesquisei as especificações para saber o intervalo aceitável mas não encontrei), a respeito do angulo de permanencia não cheguei a observar mas o carro queima super bem, ao solicitar potencia ele desenvolve.

      Excluir
    3. Acrescentando como temos um pós chave indo para o módulo de ignição então temos 13,5v no módulo, cheguei a cogitar um regulador de tensão, mas como não achei as especificações não instalei.

      Excluir
    4. A tensão está correta.o ângulo de permanência é 30 a 45 graus na marcha lenta.

      Excluir
  11. Aparecido, boa tarde.
    Utilizo o módulo 005, bobina 067. Me indicaram o rotor Bosch 1234332215.
    Este rotor serve na minha configuração?

    ResponderExcluir
  12. Tenho um monza c\ módulo bosh 6 pinos onde no pino 2 juntamente (paralelo) c\ o fio que vai p\ o distribuidor tbém está ligado um terra e o pino 5 está livre (nada ligado). acho que vale a dica de mais está configuração.

    ResponderExcluir
  13. Sr Aparecido, boa tarde!
    Gostaria de uma ajuda / sugestão / explicação. Por favor!
    Tenho um Kadett Ipanema EFI (um bico injetor), cuja configuração original é a bobina plástica com dois chicotes (4 fios) e o distribuidor com módulo HEI. Porém, foi feito uma adaptação na ignição do carro: está sendo utilizado um módulo de 6 pinos Bosch final 003 com a bobina plástica original do Kadett EFI. Tenho tido problemas na queima de bobina, a mesma após dias de uso acaba se esquentando muito e estufa, perdendo sua resistência, fazendo o carro falhar, até mesmo não pegar... A última bobina que comprei foi uma Magneti Marelli, durou apenas 3 dias, a anterior a esta durou apenas 1 mês e 10 dias. Daí então vi o seu vídeo que fala sobre a combinação correta da ignição com a bobina, como o meu carro está utilizando a ignição bosch de 6 pinos, a bobina certa seria a kw12v 067 Bosch, pois bem, eu quero utilizar esta no carro. Mas a minha dúvida é, como eu substituiria a minha bobina que tem 4 fios para esta bobina 067 ligando no módulo de 6 pinos para que meu carro funcione normalmente?

    Minha Ipanema está funcionando somente no GNV, como se fosse um carro carburado.

    Me deram duas opções:

    1o: voltar à originalidade da injeção EFI do carro, com módulo HEI.
    2o: como o carro está como se fosse carburado com a ignição de 6 pinos num distribuidor original de EFI, eu teria que trocar a bobina, automaticamente, os cabos de velas e o distribuidor, devido ao encaixe dos cabos que vai na bobina para o distribuidor, logo, do distribuidor para as velas.

    Há algum esquema elétrico que eu possa utilizar como base para eu fazer a ligação da bobina 067, junto a ignição 003 na minha Ipanema que só funciona no GNV?

    Desculpe ao enorme texto, e agradeço por sua atenção.
    Obrigado

    E-mail: marianonanet2@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariano minha sugestão é que volte o sistema original. Você só vai mudar de problema. Se quiser continuar é só fazer continuidade nos pinos da bobina para identificar os fios. Eles estão ligados juntos 2 a 2, ou seja dois no positivo e dois no negativo.

      Excluir
  14. Tenho escort 1987 modulo 005 sera que posso troca 004 sem problemas.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Aparecido.

    Gostaria de saber se pode me dar uma dica.

    Eu tenho uma Kombi 1984 com ignição eletrônica, com módulo de primeira geração, 9 220 087 003, de seis pinos; e distribuidor indutivo. E quero fazer um upgrade no sistema de ignição.

    Comprei um distribuidor Hall Bosch original, 9 230 087 168; e também o módulo de 7 pinos, 0 227 100 142.

    A dúvida: Qual seria a melhor bobina para o sistema?

    1 - Bobina Asfáltica Bosch, 9 220 081 097; ou
    2 - Bobina Plástica Bosch de 3 Terminais, F 000 ZS0 104; ou
    3 - Bobina Plástica Bosch de 2 Terminais, F 000 ZS0 105.

    E por quê?


    Respeitosamente,
    Bruno Araujo

    ResponderExcluir
  16. a bobina recomendada pelo fabricante para este modulo é a 097. O resto é uma gambiarra inventada por alguém. vá aos meus videos do you tube e terá os motivos. Veja também os comentários de quem já fez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse módulo que citei, é aquele fino, de 7 terminais para Distribuidor com sensor hall.
      A bobina plástica não seria mais vantajosa? O enrolamento do primário, tanto da bobina plástica final 105, quanto da asfáltica 097, são bem parecidos...

      Excluir
  17. O senhor faz reparações por via postal , pois eu poderia lhe mandar pelo correio ? ... outra coisa ... o senhor sabe qual é a folga em milímetros entre os contatos dentro do distribuidor , da ignição tipo TSZI ,, digo a folga entre os contatos da bobina impulsora ,,, da própria "" ARANHA "" se é que me entende ,,, e se é que tem importância claro ! meu email: gustavo.engetec@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. Olá,

    Meu nome é Juliano, sempre acompanho seus vídeos no YouTube e seu Blog também. Sou técnico em eletrônica, não trabalho com carros, mas gosto muito de elétrica automotiva, e carros antigos.

    Gostaria de saber, se você conhece o módulo Bosch 0 227 100 010, equipou Corcel 2, F100 e Maverick 4cil entre 78 e 79, era importado da Alemanha, logo depois a Bosch do Brasil começou a produzir aqui, ou seja, aparentemente o módulo normal de 6 pinos que temos aqui, seria uma cópia do módulo alemão, gostaria de saber se já testou um módulo deste, pois internamente me parece bem superior, resistores de precisão, tem mais transistores (todos de encapsulamento metálico), e uma construção em geral muito superior ao módulo normal.

    Utilizo um em meu carro, junto com a bobina 067 e fio resistivo 0,8R. Porém não tenho informações se essa é a bobina adequada a ele. Também pergunto se tens algo relacionado a isso em alguma literatura. Esse módulo junto com essa bobina tem me trazido problemas.

    Tenho também um aqui aberto, e posso fazer algumas fotos internas caso o senhor não o conheça. É um módulo interessante.

    ResponderExcluir
  19. Olá,

    Meu nome é Juliano, sempre acompanho seus vídeos no YouTube e seu Blog também. Sou técnico em eletrônica, não trabalho com carros, mas gosto muito de elétrica automotiva, e carros antigos.

    Gostaria de saber, se você conhece o módulo Bosch 0 227 100 010, equipou Corcel 2, F100 e Maverick 4cil entre 78 e 79, era importado da Alemanha, logo depois a Bosch do Brasil começou a produzir aqui, ou seja, aparentemente o módulo normal de 6 pinos que temos aqui, seria uma cópia do módulo alemão, gostaria de saber se já testou um módulo deste, pois internamente me parece bem superior, resistores de precisão, tem mais transistores (todos de encapsulamento metálico), e uma construção em geral muito superior ao módulo normal.

    Utilizo um em meu carro, junto com a bobina 067 e fio resistivo 0,8R. Porém não tenho informações se essa é a bobina adequada a ele. Também pergunto se tens algo relacionado a isso em alguma literatura. Esse módulo junto com essa bobina tem me trazido problemas.

    Tenho também um aqui aberto, e posso fazer algumas fotos internas caso o senhor não o conheça. É um módulo interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia meu caro me chamo André será que vc pode me enviar uma foto desse módulo seu aberto? Eu te envio o material dele que tenho aqui diagrama algo da bosch meu email ladiesmann217@msn.Com

      Excluir
  20. Boa tarde sr. Aparecido qual e o número da bobina impulsora do opala e o 1234221018 ou 1234221019

    ResponderExcluir
  21. Boa noite Aparecido!
    Estou quase focando maluco, com um problema que apareceu no chevette dl 91 gasolina.Em trânsito o carro começou a cortar ignição, ai troquei as velas, cabos, rotor, tampa, para minha surpresa o problema continua.
    Pode me dar uma dica? Por favor, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc seguiu a sugestão de testes do vídeo? verificou o estado da instalação como emendas de fio, conectores, massa? a bobina usada está correta?

      Excluir
    2. sim assisti o vídeo, porém antes ja havia instalado um resistor de 1.5 homs entes da bobina que é da Bosch 067, então na minha medição, antes do resistor esta dando 12.7 v e depois está dando 11.3 v, perece que no vídeo está dando 8.4 v ,é isso mesmo?

      Excluir
  22. É até o momento, além de trocar os itens ja mencionados, fiz uma manutenção no distribuidor, medi a bobina impulsora, esta ok, o chicote da impulsora, ok , aproveitei também instalei um resistor de 1.5 homs antes da bobina, a bobina é a 067 da Bosch.
    ?????????

    ResponderExcluir
  23. Então Aparecido, eu cheguei a pensar em uma possível interferência do alarme original magnético.
    Sera possível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc está usando o método da adivinhação, e peli jeito está sem sorte. Quanto ao resistor está tudo errado, deve tirar ele, e suas medições está errada deve fazer novamente de acordo com o vídeo. Não tenho a menor idéia onde vc ligou seu alarme, porém vc deve confiar nas medições e rever esta instalação.

      Excluir
  24. Quanto ao alarme, não foi eu que liguei, ele é original do chevette, opala etc. Toda a linha GM na década de 90 se não me falha a memória vinha com o alarme instalado.
    Agora quanto a adivinhação, concordo com você, depois de trocar os itens ja mencionados, que são de manutenção preventiva e o carro cortar ignição, sinceramente comecei a pensar em possíveis será que????
    como você comentou, tentando adivinhar, mais valeu, vou fazer as medições outra vez e nos falamos.
    Muito obrigado

    ResponderExcluir
  25. Dá pra usar o módulo 9 220087003 no distribuidor rall?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nada é impossivel. veja meu video sobre o circuito, só não entendo porque faria isto. qual é vantagem?

      Excluir
  26. Olá amigo, uma dúvida: É possivel fazer a ligação de um hot spark nestes módulos? pergunto pois, tecnicamente falando, o pulso gerado pelo hotspark, sensor hall, platinado e aranha fazem, no final das contas a mesma função: Disparar o gate do módulo. Contudo, não acho em local nenhum um esquema elétrico deste módulo e, como se ligar invertido o hotspark (15 no lugar do 1) vai para o espaço... você pode me auxiliar? O distribuidor em questão é um bosch original e entrará no lugar de um chinês, por isso quero trocar.Um abraço e muito Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não entendi exatamente o quer fazer, mas no meu canal no youtube tem teste, ligação e inclusive esquema interno do modulo.

      Excluir
  27. boa tarde seu aparecido !! me chamo andre tenho 1 modulo referencia na carcaça 220 087 001 e na placa a ref è E122 703 M1 è bem diferente da versao E122 707 M1 gostaria de sabe r se o sr ja vi dessas ? e se teriA O DIAGRAMA eu ja procurei na net toda e n achei desde ja muito obg e deus abençoe o sr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem um video meu no youtube. dê uma olhada lá. playlist ignição.

      Excluir
    2. talvez tenha dificuldade devido ao título, deixo o link https://www.youtube.com/watch?v=pDLwh37ydAI

      Excluir
    3. Eu vi o vídeo realmente uma aula. obrigado! la vc explica o circuito por blocos o que fica fácil de entender qqolhando a placa do meu que é o 703m1 tem diferença do 707 m1 do vídeo, será que esse meu é do sistema Hall?pq são novos original bolcheviques mas não funcionou no distribuidor aranha aí abri e testei cada componente e estão todos bons o pior que tenho dois módulos iguais referência 001 e nenhum funcionou desde já já muito obg

      Excluir
    4. é hall veja as ligações no video do link que te deixei.

      Excluir
  28. Mestre, admiro muito seu trabalho sua dedicação e vontade de ajudar os outros através de seus posts e videos me encorajei a restaurar a originalidade de meu Monza SL/e 1986 herdado de meu falecido pai, por favor, preciso do esquema eletrônico do módulo 9220087006. Um grande abraço. octacilio.bialetzki.junior@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a ligação do módulo está ai, mas se quer visualizar mais veja este post https://aparecidooliveira.blogspot.com/2012/07/be-ba-da-ignicao-eletronica.html
      no youtube também mostro a ligação e teste.

      Excluir
  29. Chevete com bobina marflex posso usar resistencia 1.5

    ResponderExcluir
  30. Aparecido tenho uma ignição da Bosch 6 pinos, o transistor queimou a especificação é RCA20107 e não acho. Coloquei um MJ15003 da ON mas queimou. Qual posso colocar no lugar do RCA?

    ResponderExcluir
  31. Olá,

    Meu nome é David, sempre acompanho seus vídeos no YouTube e seu Blog também. Sou técnico em eletrônica, não trabalho com carros, mas gosto muito de elétrica automotiva, e carros antigos.

    Gostaria de saber, se você conhece o módulo Bosch 0 227 100 010, equipou Corcel 2, F100 e Maverick 4cil entre 78 e 79, era importado da Alemanha, logo depois a Bosch do Brasil começou a produzir aqui, ou seja, aparentemente o módulo normal de 6 pinos que temos aqui, seria uma cópia do módulo alemão, gostaria de saber se já testou um módulo deste, pois internamente me parece bem superior, resistores de precisão, tem mais transistores (todos de encapsulamento metálico), e uma construção em geral muito superior ao módulo normal.

    Utilizo um em meu carro, junto com a bobina 067 e fio resistivo 0,8R. Porém não tenho informações se essa é a bobina adequada a ele. Também pergunto se tens algo relacionado a isso em alguma literatura. Esse módulo junto com essa bobina tem me trazido problemas.

    Tenho também um aqui aberto, e posso fazer algumas fotos internas caso o senhor não o conheça. É um módulo interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. especificação é a mesma destes 003 a 006. Está usando corretamente.

      Excluir
  32. Aparecido bom dia, Tenho um passat 87 e quando esquenta o carro não pega na chave só no tranco, troquei a bobina pois a minha estava com um trincado, o carro parou de apresentar o problema, mas ontem voltou a ocorrer, tampa e rotor são novos tambem, todos originais, pode ser o modulo? O meus a numeração é 9 220 087 004 posso usar o 9 220 087 003 pois tenho um aqui.

    ResponderExcluir
  33. Bom dia Aparecido, identifiquei que o transistor do módulo bosh aqui que estou vendo está estragado, porém não encontro o datasheet dele para substituição, o código em cima dele é 20107 RCA H 8449, a placa interna é a E 122 707 M1,consegue me dizer qual é o transistor ou se tem algum equivalente que daria certo?o módulo é 9 220 087 005,meu e-mail é williamoliveira45@hotmail.com se puder me ajudar,obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se colocar o BU941ZT com invólucro diferente, no lugar do outro obsoleto queimaria será?

      Excluir
  34. Olá gostaria de tirar uma dúvida o meu módulo 9 220 087 004 o pino 1 q vai pra o distribuidor n está mandando pulso pra o mesmo gostaria de saber se é defeito dentro do módulo ou é normal ele n ter sinal no Borne 1 quando ligo do partida na chave?

    ResponderExcluir
  35. Luis Angel (nluisangel@hotmail.com)11 de julho de 2022 às 09:54

    OI, Ontem vendo um video seu, soube que existe modulo 9 220 087 002 para ignicao Hall. Eu ja tinha visto no exterior uma caixa Bosch de 6 pinos que usava em BMW's e MB la pelos fines dos 70's. Mesmo apos varios anos de familiaridade as modulos de ignicao sempre existem surpresas. Qual e a sua cidade ?

    ResponderExcluir
  36. Boa noite Aparecido, sou fã assíduo do teu canal,tenho um módulo queimado que infelizmente está com a referência quase toda apagada, mas sei que o final aparece a numeração 40 4005 e por dentro usa uma placa que não é fenolite, mais parece ser uma loça onde estão alojados os componentes, um transistor bub941zt, e um integrado smd de oito terminais, um resistor 100k acredito ser de uns meio watt e um capacitor azul 1uk63 e alguns componentes smd. Gostaria se possível se o amigo tiver o esquema eletrônico e puder me enviar eu agradeço, meu e-mail é: lufevieira@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

O comentário será publicado após ser aprovado pelo moderador.