Solucione defeitos medindo a corrente da bobina de ignição

A corrente primária da bobina de ignição é crucial para se obter a energia e a alta tensão necessária em um sistema de ignição.
Se for insuficiente diminui a potencia da faísca e a alta tensão gerada, em excesso superaquece e queima a bobina.

A corrente primaria ideal, resulta do perfeito casamento do módulo de ignição com a bobina, garantindo-lhe ótimo desempenho e vida longa.

Dicas:
Bobinas de baixa potência costumam usar módulos com ângulo de permanência pré-determinado, e as de alta potência possuem comandos de tempo fixo ou de corrente primaria auto limitada.

Para garantir que a bobina tem a corrente primária certa, faça a medição com a pinça amperimétrica ligada a um osciloscópio.

A figura abaixo mostra a corrente da bobina dupla faísca Bosch F 000 ZS0 209, que alcança ~6 A no momento de desligamento. Esta bobina é controlada por um tempo de conexão fixo, ~3 ms em qualquer velocidade de rotação. Bobinas similares (tipo transformador) tem valores entre 5,5 a 7 A.

370 comentários:

  1. Como vai Professor,desculpe,e não abusando de sua paciência .gostaria de sua opinião se possivel a respeito de um "modulo" que está avenda no ML:VAI A DESCRIÇÃO DO PRODUTO
    ("Modulo De Igniçao De 6 Pinos Para Bobina De Gol Mi E 067")

    Bobina de Gol Mi ou 067 original
    Com ou sem fio resistivo
    Nao aquece a bobina
    Proteçao da bobina no modulo
    Usa distribuidor original de 2 pinos

    Este modulo do tipo "Constant Energy ou Hi-Energy" trabalha no lugar da caixa de aluminio de 6 pinos 9 220 087 004 com distribuidores de 2 pinos (impulsor magnetico), e pode ser usado com a bobina do Gol Mi ou com a bobina original 067. As bobinas podem ser alimentadas atraves do fio resistivo (chicote original do veiculo) ou sem fio resistivo (diretamente da chave de igniçao +12 Volts) conforme a seleçao dos jumpers no modulo, que seleciona uma das 4 tabelas de parametros na memoria do modulo.

    Este modulo LFB de tecnologia digital controla precisamente os tempos de carga da bobina em todas as condiçoes (rotações e voltagens) e deixa para tras a falta de confiabilidade e o drama de fritar a bobina do Gol Mi.

    O modulo ajusta os tempos de carga ou "dwell" conforme a voltagem na bateria. Assim, se a voltagem na bateria for de 14 volts, o tempo de carga sera de 2.5 milisegundos, mais se cair para 12 volts entao o tempo de carga subira para 3 milisegundos (bobina de Gol Mi alimentada diretamente a +12 volts). Se a bobina do gol Mi for alimentada atraves do fio resistivo entao esses tempos serao maiores.

    O modulo original Bosch 9 220 087 004 nao foi projetado para trabalhar com a bobina do Gol Mi mesmo usando fio resistivo.

    Outras vantagens do modulo LFB:

    1) Faiscas multiples a baixas rotaçoes (melhor partida e marcha lenta mais regular)

    2) Voltagens maiores de faisca (36000 volts versus 23000 do modulo original ) com o uso de transistor IGBT de ultima geração

    3) O fato de ligar a bobina diretamente em 12 Volts (sem fio resistivo) permite rotaçoes mais altas e menor energia consumida.

    4)A bobina e desligada do positivo em no maximo 200 milisegundos para proteção com o motor parado e a ignição ligada.

    5)Usando o modulo LFB e o distribuidor de 2 pinos original voce conserva tanto o avanço centrifugo como o avanço do vacuo que foi projetado especificamente para esse motor. Quando se troca o distribuidor original de 2 pinos (impulsor magnetico) por um distribuidor de 3 pinos (hall) de algum outro motor os avanços podem ficar bem diferentes ao desejados , prejudicando o desempenho e a economia com relaçao ao motor original.

    Este modulo e montado na mesma furaçao que o modulo original.

    Conheça o projeto original deste modulo de igniçao:

    www.angelfire.com/ia/lfb/Pgbosch.html

    muito grato, sua opinião, seu conhecimento de profissional,da realidade dos prós e contras é ajudaria muito,mesmo sem esperimentalos

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  2. Luis está clara a descrição do fornecedor, se o módulo cumpre o se promete não há nada errado. Qualquer divergência que se constate em relação a parâmetros se deve à condição de teste em que foi submetido. Outros fatores só podem ser apreciados com a utilização do produto. Infelizmente não conheço este módulo para dizer mais que isto.

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  3. PROF: como vai,achei este modulo gostaria de sua opinião, que pra mim seria de um profissional cabaritado,que realmente entende do que fala,caso não se possa postar endereços no blog:use este chamado no google sem aspas , obrigado
    " Modulo De Igniçao De 6 Pinos Para Bobina De Gol Mi E 067 "

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  4. Olá se sair repetido é porque eu não estava conseguindo enviar...

    Boa tarde Aparecido!!! Primeiramente parabéns pelo auxílio que presta a todos!!! Bom, tenho um FORD VERSAILLES GHIA MOTOR AP 2.0 QUE ERA A ÁLCOOL E TRANSFORMEI PARA GASOLINA, gostaria de saber qual o código do módulo de ignição e quantos pinos tem esse módulo, pois já procurei no carro e não achei, deve tá por dentro do painel... outra dúvida é se posso utilizar a bobina do GOL MI em conjunto com este módulo de ignição original do VERSAILLES, medindo a tensão que chega na bobina fios pretos juntos (positivo) e vermelho/verde juntos entre eles achei 9,56 volts, está normal? desde já obrigado!!!

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  5. Bom dia Aparecido tudo bem? Primeiramente meus parabéns pelo seu blog, as questões são muito bem abordadas e as respostas são de alto nível técnico ..
    Eu tenho um Escort 1986 ainda com a bobina original Bosh 12v 70 e eu toda vez que vou dar a partida preciso colocar um fio direto do positivo da bateria no 15 da bobina ..
    A bobina esta com resistência no primário de 1.7ohms e no secundário de 8.3ohms, a bobina do distribuidor esta com resistência de 1.140ohms ..
    Minha pergunta então seria: Qual seria o defeito ? Seria possível ser o módulo de Ignição ou seria mais provável ser o comutador da chave de Ignição ? Ou quem sabe até outro item com defeito.
    Desde já meu muito obrigado!

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  6. Jhonathan, a resposta está no post: http://aparecidooliveira.blogspot.com.br/2012/07/be-ba-da-ignicao-eletronica.html. Provavelmente está faltando o auxiliar de partida ou não está funcionando. Ele deveria fazer exatamente o que você está fazendo manualmente.

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    1. Aparecido, infelizmente esse link que você me passou diz que a pagina do blog nao existe ..
      Ontem estive "fuçando" no carro e vi que o fio 15 que vai do automático do motor de partida para a bobina estava solto, coloquei novamente o terminal no lugar e parece que o problema foi solucionado .. Muito obrigado pela ajuda. .

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  7. Boa tarde, Aparecido, tenho um sentra da nissan 04/05 1.8 automático, ele está perdendo potencia, somente duas bobinas estão funcionando corretamente, as outras duas não geram a centelha, estão aquecendo bastante, não estão gerando pulso, é como se estivessem com corrente continua, troquei as bobinas mas o problema persiste, ressalto que são 4 bobinas independentes. Já fui em alguns mecanicos e não conseguem achar o problema. O que você acha que pode ser?

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  8. Daniel, sua observação é importante. Para que haja centelha a corrente tem que ser interrompida pelo driver do módulo, se isto não está acontecendo, ou seja não pulsa, pode ser que o chicote elétrico está em curto a massa ou o drive (módulo) está em curto. Simples desconecte o módulo e verifique se a bobina continua com corrente (chave ignição ligada): isto confirma se o curto está no módulo ou chicote. Caso não seja conclusivo teste a continuidade dos fios em relação a massa com bobina e módulo desconectado: não deve ter continuidade. Se normal teste continuidade no módulo entre os pinos de saída para bobina e massa. compare com as saídas das bobinas que estão em ordem. Caso seja diferente o módulo pode estar em curto.

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  9. Primeiramente parabens pelo blog ;não sei se pode me ajudar ;tenho um honda accord 94 e queima muito bobina perdi a confiança no carro não achei ainda a razão o eletrecista aqui disse que a marca pode ser ruim ou aalternador carregando acima de 14 a, o que voce acha?

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  10. Boa Noite Aparecido, O CARRO É CARBURADO!!! Primeiramente parabéns pelo auxílio que presta a todos!!! Bom, tenho um FORD VERSAILLES GHIA MOTOR AP 2.0 CARBURADO QUE ERA A ÁLCOOL E TRANSFORMEI PARA GASOLINA, gostaria de saber qual o código do módulo de ignição e quantos pinos tem esse módulo, pois já procurei no carro e não achei, deve tá por dentro do painel... outra dúvida é se posso utilizar a bobina do GOL MI em conjunto com este módulo de ignição original do VERSAILLES, medindo a tensão que chega na bobina fios pretos juntos (positivo) e vermelho/verde juntos entre eles achei 9,56 volts, está normal? desde já obrigado!!!

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  11. Douglas, se suspeita do alternador então teste o mesmo. Não dá para dizer exatamente o que é somente pelo sintoma. Pode ser feita uma lista de possibilidades, porém cada uma delas deve ser investigada apropriadamente. Quanto a sua queixa é preciso estabelecer o que você quer dizer com queima de bobina!!! ela superaquece, racha, ou somente apresenta falhas ou fuga de corrente??? E quanto as velas de ignição? com quantos quilômetros está? você as examinou? qual o estado delas? comente mais sobre seu caso.

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  12. Mortinho, se o distribuidor é de 2 pinos/fios deve usar a bobina 067 ou similar cuja resistência primário tem cerca de 1,4 Ohms. Se é um distribuidor de três pinos deve usar uma bobina de primário com cerca de 0,7 Ohms., a 097 ou similar. A bobina do Gol mi não é compatível com estes sistemas, basta ver os comentários sobre queima de bobina. Presumo que mediu entre positivo e negativo da bobina, e pelo valor medido deve ser um sistema de distribuidor indutivo (dos fios) com módulo de seis pinos. Siga o chicote da bobina ou distribuidor para localizar o módulo.

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  13. ola colega,parabéns pelo Blogger.
    eu tenho um GOL 92 1.8 AP GASOLINA.
    não tenho problemas com a partida ,mais quando fui viajar fiz uma parada de uns 15 minutos na estrada e ele deu um pouco de trabalho para pegar,na volta aconteceu a a mesma coisa.e ontem eu usei ele para puxar uma Miúra por aproximadamente 20 minutos em 1º e 2º marcha.depois q parei pra desamarrar o cabo,o carro não pegava mais,dai tive q ser socorrido rsrs. tivemos q fazer chupeta pra ele pegar,depois ficou normal de novo.pode ser bobina?

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  14. Tarcizo, não está claro, seu problema está relacionada com a dificuldade de acionamento do motor de partida? Me parece que isto ocorre esporadicamente, certo?
    Se não aciona eficientemente o motor de partida verifique as conexões dos polos da bateria, conexão a massa. Caso ocorra novamente tente dar partida direto no motor de partida ou medir a tensão da bateria durante a partida para certificar se é queda excessiva da bateria e teste também no motor de partida para saber se trata de queda na instalação.Faça o mesmo com a linha 50 do motor de partida.

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  15. Tarcizo, não está claro, seu problema está relacionada com a dificuldade de acionamento do motor de partida? Me parece que isto ocorre esporadicamente, certo?
    Se não aciona eficientemente o motor de partida verifique as conexões dos polos da bateria, conexão a massa. Caso ocorra novamente tente dar partida direto no motor de partida ou medir a tensão da bateria durante a partida para certificar se é queda excessiva da bateria e teste também no motor de partida para saber se trata de queda na instalação.Faça o mesmo com a linha 50 do motor de partida.

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  16. Bom dia tenho uma pampa motor ap ela esquenta a bobina de ignição e corta vc dar partida e nao pega ponho outra ai ela pega e ela esquenta também o que pode ser. obrigadoo

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  17. Persio, certifique-se que esteja usando a bobina correta para o módulo montado no carro. Confira o estado dos cabos de ignição, rotor, tampa e velas. caso a bobina esteja correto para o módulo pode ser que o aquecimento seja normal e há perda de alta tensão, desgaste excessivo dos componentes ou fugas de corrente.

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  18. ola tenho um chevette 87 e ele ta aquecendo a bobina uma merflex troquei ela a pouco tempo antes ele utilizava um condensador na bobina e retirei ele sera que tem algo a ver

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  19. Rafael verifique se a bobina que você adquiriu é indicada para o sistema de ignição usado no seu carro. Se o condensador estava ligado no pino 15 da bobina não tem nada a ver, serve somente para eliminar interferências na eletrônica do carro.

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  20. Olha amigo tenho uno cs 1991 1.5. As vezes ele falha e os faróis e o painel ofusca. Mais depois instabiliza. O que estaria acontecendo?

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  21. Weslei está parecendo pane elétrica. Revise as conexões a massa (negativo da bateria no chassi), bornes positivos e negativo da bateria (solte e melhore o contato removendo as oxidações), revise conexões da caixa de fusível.

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  22. Amigo bom dia, parabéns pelo blog achei muito interessante.
    Gastaria de uma ajuda, preciso testar a bobina de um new civic, o carro super aqueceu, porém não chegou a queimar a junta do cabeçote, simplesmente parou. Já foi feito os reparos necessários, porém ao funcionar o carro ele falha um cilindro, gostaria de saber se essa bobina existe reparo como a do fit, e também se possível quais os valores de referêcia vou encontrar com o multímetro nos 3 pinos da bobina em ohms. pois já fiz o teste e existe resistência, só não sei se é o suficiente pois, nada encontrei sobre sua referência. Desde já agradeço a atenção e aguardo resposta.

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  23. Geliad o teste desta bobina com multímetro não é conclusivo. Melhor é inverter a bobina com o cilindro que nào tem problema para avaliar seu funcionamento. se funcionar em outro cilindro teste o chicote elétrico e módulo.

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  24. tenho um corsa 1.0 8 válvulas a gasolina, ele esta queimando bobina de ignição todas de marca boa, o mecânico disse que o problema é no modulo de injeção será que o modulo de injeção pode causar a queima dessas bobinas ? já troquei vela cabo de vela já levei em uma auto elétrica ele vistoriou parte por parte e chegou nessa conclusão do modulo estar ruim

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  25. Colega se você se refere a queima por superaquecimento, a forma de ter certeza sobre o que está acontecendo é fazer a medição sugerida no post. Especular que se trata de problema de módulo e não medir é arriscado. Raramente o módulo causa este tipo de problema. É mais provável que as medições ou testes efetuados não foram efetivos, sugiro que revise o que já foi feito, considerando mau contato a massa módulo/bobina, tensão do alternador, curto circuitos esporádicos, etc. Se for falha de ignição me faça outro comentário informando.

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  26. Cara eu tenho um escort hobby 1.6 cht e queria saber se por acaso o alternador do chevette ou da fiorino funcionaria no meu carro?

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  27. Anônimo, se quer saber se dá certo a aplicação. Não sei dizer. Você precisa analisar se a potência é igual ou superior, se cabe fisicamente, se o diâmetro e alinhamento da polia é compatível, modelo e tamanho da correia, compatibilidade de circuito elétrico, sentido de giro... fuuuu será qua falta alguma coisa...

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  28. MUITO BOM, PARABÉNS PROFESSOR!,ENTÃO APROVEITANDO O MOMENTO, TENHO UM JEEP CHEROKEE LAREDO 6CC,A BOBINA ADAPTADA É UMA BOSCH 067, ELA TA ESQUENTANDO E O MOTOR PARA. PERGUNTO: ESSA É A MELHOR PARA O SISTEMA DESSE VEICULO OU EXISTE OUTRA BOBINA QUE SEJA COMPATIVEL? UM ABRAÇO.

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  29. Jair, que módulo está usando? se usa o módulo correto final 004 ou similar a única forma de haver superaquecimento é a inversão de polaridade do sensor do distribuidor, o que causaria também falhas de funcionamento. Neste caso o ângulo de permanência seria elevado em marcha lenta, faça a medição para confirmar se está anormal. Outra coisa seria a tensão elevada do alternador ou a falta de pré-resistor na alimentação da bobina.

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  30. OLA tenho um corcel 75 e adaptei um distribuidor com eletronico sera que posso deixar a bobina de baixa potencia ou tenho que colocar uma de alta?

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  31. Clodoaldo, ao continuar usando a bobina de baixa potência terá um rendimento mais baixo, Isto vai influenciar em situações de partidas em que a partida é desfavorável (inverno, mistura alterada, bateria baixa, etc.) e possivelmente te levará a trocar velas com maior frequência para compensar a diferença. Poderá afetar um pouco o consumo e emissões. Observe estes detalhes, se não for satisfatório poderá colocar a bobina adequada para o sistema.

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  32. Ola aparecido...
    o meu nome ê carla eu tenho um gol quadrado 1.6 a alcool ano 94 e eu gostaria de seber pq quando eu estou andando ea bobina esquenta eo carro para vc pideria me ajudar pq eu ja nao sei mais o q fazer, e o meu carro so para por causa da bobina quando esquenta

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  33. Carla, a primeira coisa é saber se a bobina é compatível com o módulo, para isto precisaria saber o que está instalado no seu carro. Como pode ver nos comentários, todos os posts relacionados a bobinas, a maioria das vezes se trata de aplicação errada. Se me informa a referencia do sistema do seu veículo eu poderia dar sugestões mais pontuais, caso não encontre nada relacionado nos comentários.

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  34. Olá eu tbm tive esse MSM poblema e comprei uma bobina da ranger v6 mais falarão q tem q muda a posição dos fios do plug da da bobina tem como me ajuda com o esquema elétrico pra liga ?

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  35. Eberte, a conexão original do Alfa é:
    cil. 1-5 corresponde ao pino 1, ligado ao borne 25 da ECM
    cil. 2-6 corresponde ao pino 2, ligado ao borne 51 da ECM
    cil. 3-4 corresponde ao pino 3, ligado ao borne 24 da ECM
    +12 V pino 4 da bobina.
    na bobina da ranger os pares 2-6 (é pino 3) e 3-4 (é pino 2) estão trocados.
    Ou você inverte o pino 2 e 3 no primário ou inverte os cabos dos cilindros correspondente no secundário.

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    1. Como q vou saber qual e o número 1234 na bobina da ranger.... Minha alfa ta falhando 2 cilindros o 3 eo 6 pode ser outra coisa ou a bobina MSM ?

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  36. Eberte, verifique no conector parte interna e externa possivelmente esteja identificado ou consulte informação do fabricante. Também poderá medir a resistência entre pinos da bobina para identificar: o pino 4 é comum com os demais e deverá dar o mesmo valor de resistência, sendo ele um dos localizado nas extremidades. A extremidade que der um valor diferente em relação aos demais é o pino 1 e a que der três valores iguais é o pino 4, consequentemente os pinos 2 e 3 estará na ordem e em sequência. Se o carro está funcionando com pouca falha como descreve dificilmente será este o problema. Entretanto como levantou a dúvida deve concluir esta verificação.

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  37. Ola amiguinhos,
    Sera que alguem pode me dizer o que faco para poder ter o meu carro a funcionar correctamente?
    Ele esta sempre a desligar a corrente e fica sem ignicao. O que faco amigos????

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  38. Boa noite !! Tenho um sério problema em meu Opala 90 6cc. Dá uma fuga looka dos bornes da bobina, já troquei a bobina, cabo, vela, rotor e tampa. Estive vendo o esquema elétrico do opala e vi que no chicote tem um fio resistivo ( no meu não há mais ). No sistema do opala mesmo sendo ignição se faz necessário este fio resistivo ?? Agradeço desde já.

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  39. Oi Aparecido, olha só tenho um tempra 93 carburado 2.0 8v, ele já queimou dois módulos de ignição, aquele que fica em cima do distribuidor o eletricista que levei não sabe me dizer porque gostaria de saber porque o problema voltou. Obrigado!.

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  40. Arlindo a falta do pré-resistor não causaria este tipo de falha. O problema é a dificuldade de saltar faísca entre os eletrodos da vela, possíveis causas: Vela gasta ou eletrodos abertos demais, cabos de velas interrompidos, rotor aberto ou inadequado, montagem do distribuidor fora de posição, bobina impulsora invertida (fio verde ligado no pino A da bobina impulsora e pino 1 do módulo), dano na isolação da bobina.

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  41. Rafael, certifique-se que a bobina seja a indicada para o sistema, deve ser a Bosch 091 ou similar. Outro problema comum é a má dissipação de calor, a base deve estar limpa e deve ser untada com pasta térmica para melhorar a irradiação de calor, encontrada em loja de eletrônica. Este módulo deve ser montado com uma caixa metálica sobre ele, ajuda na blindagem contra alta tensão. Veja detalhe em sistema de ignição indutivo Fiat.

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  42. Ola estou com um gol quadrado,o problema eh o seguinte:tem faisca mas nao chega ate as velas, chega faisca ate o distribuidor mas nao tem saida motor ap 1.8

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  43. Colega verifique se não existe fuga na tampa do distribuidor (fica riscada pela alta tensão), verifique se o rotor do distribuidor não está interrompido, com fuga de alta tensão para o eixo, distribuidor montado fora de posição, fios do distribuidor invertidos.

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  44. Olá Aparecido meu Escort Hobby 94 1.0 está aquecendo muito, já troquei duas bobinas bosh, não consigo identificar um defeito já levei em alguns eletricistas e mecânicos, há algum tempo troquei o alternador por um de 80 o original é de 45 isso pode tá influênciando? já Andei bastante tempo com esse alternadore com a mesma bobina

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    1. Veja comentários em bobina esquenta e queima, está correta a aplicação da bobina? Mediu ângulo de permanência?

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  45. BOA TARDE AMIGOS ... ALGUÉM PODE ME AJUDAR ??? ... Estou com o seguinte problema numa Chevrolet S-10 ano 1998 Mpfi ( motor 2.2 com 8 válvulas 4 cilindros e 4 bicos de injeção movido à gasolina e GNV ) ... Já troquei 4 bobinas de ignição ( usei as da marca Bosch originais ) , porém , sempre que troco , não consigo andar quase nada e mesma racha um dos bulbos ... Basta o motor do veículo esquentar e logo vem um estouro alto e a caminhonete começa falhar e não anda mais ... Já levei em vários mecânicos e eletricistas diferentes e já fizeram muitos testes e nada encontram de errado e o problema persiste ... Alguém teria alguma sugestão ??? ... Estarei no aguardo ... Obrigado ...

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    1. A sugestão está aí no post, talvez não tenham feito este teste ou o que fizeram não foi suficiente. Terá que medir a corrente e o tempo de carga para saber o que está ocorrendo. Infelizmente este é o ponto de partida, após esta medição pode ser pensado nas possibilidades.

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  46. boa noite Aparecido tenho uma mercedes 350 SL R107 ano 1973 o modulo da ignição queimou . eu posso instalar uma bobina 067 sem modulo e devo usar um pre resistor

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    1. mais um detalhe Jorge, se quiser funcionar com platinado terá que adaptar um condensador usual para este sistema

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  47. Jorge, pela consulta suponho que possui uma versão que usa o sistema TSZ-K, distribuidor com platinado. Segundo minhas informações, foi aplicado em 1974. Não tenho subsídios para dizer se vai funcionar corretamente. Poderá testar mas deverá usar o pré-resistor sim. O sistema original já possui o pré-resistor. A questão é: comprovar a existência do mesmo e o valor da sua resistência. Um valor de 1,2 a 1,6 Ohms seria razoável, neste caso. Valor abaixo de 1,2 Ohms seria muito prejudicial para o platinado e causaria sua queima muito rápido. Eu pensaria em consertar o módulo ou ao menos construir um módulo com transistor de potência para aliviar a carga no platinado. Algo simples que um técnico de eletrônica poderá resolver. Não pesquisei, mas acredito que exista pronto para vender. No brasil foi fabricado um módulo TSZ-K cuja referencia é: 9220087002, pode ser que alguém tenha algum ainda.

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  48. Amigo, tenho um escort hobby 93, só que ta bebendo muito já fiz dtudo troquei velas cabo regulei carburador, aí me falaram que devia ser a iguinição, ai média a bobina e so chega na bobina 6 volts, gostaria de saber se esse valor ta correto??

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  49. Guilherme faltou mencionar que tipo de sistema tem instalado e onde e de que forma mediu! Se for um sistema com bobina 067, com a chave ligada, motor parado, plug do distribuidor desconectado, deverá dar de 8 a 10 Volts. qualquer outro sistema deve ser igual a tensão da bateria.

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  50. Ola aparecido tenho uma parati 94 ap depois de um tempo ligado a iguiniçao corta nos 1000 rpm e a voltagem medida na bobina com o carro ligado é de 6,8 7 volts ja troquei a bobina e o erro permanece tem alguma dica por favor me ajude att Gomes

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    1. Gomes comentário anterior, do Guilherme. Além disso está correta a bobina para o seu sistema. Como já trocou a bobina, e no caso de ser esta correta para o sistema, possivelmente o problema está na conexão a massa ou no positivo. Examine também os demais componentes: carburação, tampa, rotor, etc.

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  51. Olá Amigo, o blog está ativo? gostaria de perguntar sobre bobina (individual) do focus 2.0 duratec flex

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  52. TENHO UM PASSAT 95 QUE APRESENTA O SEGUINTE DEFEITO, EM MOVIMENTO CORTA A IGNIÇÃO E CORRENTE DE FORMA QUE NÃO ACENDE AS LUZES DO PAINEL NEM FUNCIONA O VIDRO ELÉTRICO E ACONTECE COM ELE DESLIGADO AS VEZES TAMBEM, DEPOIS DE UM TEMPO VOLTA. QUAL SERÁ O PROBLEMA, ACHEI QUE FOSSE BOBINA :/

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    1. Verifique quanto a mau contato nas conexões a massa/negativo da bateria, positivo da bateria, caixa de fusíveis.

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  53. Meu gol bola cht 1.0 ta encharcando de vez enquando da muito trabalho pra pega ja limpei os bico troquei vela troquei tampa distribuicao rotor troquei bomba de combustivel nao sei mais oque faco mr ajudemmmmmm ;/

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    1. Seria bom fazer uma leitura na memória de erros. Se der temperatura do motor pode ser uma falha elétrica intermitente no chicote ou sensor de temperatura defeituoso. Se o excesso só ocorre na partida pode ser o regulador de pressão com defeito. Mas colega, tente ver o problema antes de trocar peças, com paciência vai encontrar a falha e ainda economizar muito dinheiro.

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  54. ola amigo eu estou com um poblema em um uno 86 no qual esta tento aquecimento da bobina no qual fiz uma mediçao e percebi q esta indo uma voltagem alta para o polo positivo de 13.2 como faço para baixar a amperagem q vai para bobina agradeço desde ja vlw

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    1. Thiago sem saber o que tem montado aí fica difícil dizer algo. Qual a referencia do módulo e bobina que tem aí? Também poderá ver os comentários a respeito do assunto, com certeza irá encontrar a resposta para seu sistema.

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  55. Tenho um fiat tipo 1.6 ie, tenho um problema com a ignição, a bobina de faísca passa corrente só em dois cabos,já troquei velas,cabos e a bobina,mas persiste, oq faço?

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    1. teste o chicote e conectores da bobina ao módulo, teste o módulo de injeção.

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  56. Boa noite Aparecido,
    Tenho um maverick 1974 V8 com ignição eletrônica do Landau (módulo e distribuidor), ocorre que originalmente este carro não tem fio resistivo porque usava platinado e com a adaptação a bobina 067 esquenta muito causando falhas na ignição após algum tempo em funcionamento, principalmente em trânsito intenso. Tentei colocar uma pré resistência mas o carro apresentou falhas ainda frio e dificuldade de pegar. Concluí que a pré resistência diminui muito a corrente de alimentação da bobina.
    Coloquei para teste uma bobina 039 (para carros com platinado) que não usa fio resistivo e até agora funcionou bem, porém me disseram que pode haver falhas de ignição em alta rotação.
    O que vc acha? Pode haver falhas em alta? A bobina pode esquentar depois de um tempo do mesmo modo que a outra?
    Obg.

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    1. Anibal, é possível usar a bobina 067 em carros a platinado, o Opala tinha este sistema de fábrica. Terá que usar o pré-resistor de 1,6 Ohms e um relê auxiliar para eliminar o resistor e para evitar problemas de partida. veja detalhes no esquema nos post de ignição eletrônica, é similar. Poderá ainda usar uma bobina de maior potência azul final 054 sem modificar nada. Se a 039 funciona bem ficará melhor ainda com a 054. quanto a falhas ou aquecimento excessivo não há com que se preocupar. Falha em alta é só testar, se não percebe nada, deixe prá lá. O melhor comparativo é fazer o teste de consumo, as melhoras ou falhas vão refletir no consumo.

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    2. Olá Aparecido, No caso o carro já está com ignição eletrônica. ele usa um módulo E1AF-12A244-AA da Motorcraft/Duraspark. A bobina que está nele é uma 067 e esquenta após um tempo.
      Quando com a ignição ligada ela apresenta os seguintes valores: 5,7 V no + da bobina e 2,95 A de corrente no primário. Quando em funcionamento apresenta 7,5 V no + da bobina. Tudo medido com multímetro em DC (não tenho osciloscópio).
      Estes valores estão normais? Tem justificativa de esquentar? Vc sugere mudar o módulo?
      Obg.

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    3. Anibal, com esta tensão/corrente com certeza não há excesso de aquecimento na bobina. O problema é que a tensão no borne 15 da bobina está abaixo do normal, portanto, tem sim alguma resistência no circuito. Não sei de onde tira a ligação para o borne 15, se vem do módulo ou direto da chave de ignição. Talvez deveria começar revendo este ponto. Não conheço detalhes deste módulo, é possível que não seja compatível com a bobina, teria que fazer outras medições como ângulo de permanência, tensão no pino negativo da bobina. Usar o módulo recomendado para a bobina 067 poderá trazer novos problemas, como: compatibilidade do sinal dos distribuidor, uso de pré-resistor e auxiliar de partida. Você não menciona nada sobre o distribuidor, portanto ainda não sei de tudo que tem montado aí. Quando se trata de adaptação é preciso ter informações precisas, caso contrario vai bater cabeça.

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  57. O meu carro falta corrente na bobina, depois chega...Não entendo e a bobina ta nem quente. Gol cht carbura

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    1. Se é ignição eletrônica examine os cabos quanto a uma emenda mau feita, mau contato nos conectores do distribuidor, bobina e módulo. Se possui algum tipo de alarme ou chave de bloqueio verifique as conexões ou elimine-o para testar. Teste a chave de ignição quanto a defeito no miolo da chave. Teste a conexão a massa do módulo.

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  58. ol por favo me ajude a solucionar u problema em uma ranger v6 o pulso esta chegando muito fraco oque faço?
    presiso de uma luz

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  59. Emerson, pulso de quem? bobina, injetores, sensores? Para um atuador (bobina, injetor, etc.) fação o teste de continuidade do circuito, verifique os conectores quanto a mau contato, teste queda de tensão na alimentação e conexão a massa.

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  60. Posso instalar em um tempra carburado com bobina de copo final 091 e trocar pela bobina X-force 60 Mil Volts que esta a venda no mercado livre.

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    1. O fabricante recomenda esta aplicação? Na minha opinião: Não.

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  61. Bom dia testei a bobina da minha moto com multímetro no primário ela deu 3.8 sendo que o recomendado e 2.1 a 2.6 ohms gostaria de saber se ela está com defeito?

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    1. Colega você juntou as pontas do seu aparelho para medir a resistência dos cabos e descontou este valor da medição? seu multímetro é de precisão e está aferido? Eu acredito que sua bobina não tem problema, se trata apenas de uma falha de medição.

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  62. Olá tenho um gol 1000 ano 94 motor cht,meu carro quando esquerda começa a falhar e para ,quando para dar trabalho para pegar,já troquei bobina treis vezes ,coloquei uma boche 077 meu módulo e da boch de seis pinos ,está correto a bobina ou etão o que pode ser.

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    1. Walter a bobina não está correta deveria ser a 067, entretanto depois de trocar três bobinas dá para concluir que a falha é outra coisa. Revise conexões e fios com emendas. teste o módulo.

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  63. Olá Aparecido. Tenho uma uno 90, 1.0. Outro dia, fkei na mão com ele e o jeito foi colocar uma bobina de gol 1.6. Resolvi o problema ali na hora, mas o carro está esquentando muito. Isso pode me prejudicar? Devo trocar a bobina para uma compatível com o meu uno?

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    1. Bruno se a bobina não é recomendada para o seu sistema, então a resposta é sim tem que trocar e colocar a correta como manda o fabricante. Veja os comentários aquí e em "porque a bobina esquenta e queima" e tire sua conclusão.

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  64. Minha alfa parou d funciona! Alguem pod m ajuda cm isso?

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  65. Tem gasolina? a bomba de combustível funciona? Tem faísca? os injetores são acionados?

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  66. Ola Aparecido.. espero que voce possa me ajudar...
    tenho um uno 1300 a alcool.. Quando frio pega muito bem, forte e tudo, ao esquentar perde a forca ao ponto de nao conseguir sair do lugar... se acelerar um pouquinho o conta giros abaixa e se acelerar mais ele morre... ultimamente, aparentemente sai do ponto sozinho tambem, do tipo ter que mexer pra ele pegar de novo, mas mesmo assim nao tem forca nenhuma pra sair do lugar.. a bobina eh relativamente nova, cabos, jah chequei velas...

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    1. Colega, parece falha de ignição, é preciso testar/verificar com atenção. se for ignição transistorizada, deve medir ângulo o ângulo de permanência, tensão borne 15 e borne 1 da bobina, revisar conexão a massa, verificar se o rortor impulsor do distribuidor não está fora de posição.

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  67. Olá. Tenho uma Parati GLS 1.8 1993 e gostaria de saber uma bobina de ignição melhor, que renda mais economia e potência para mim. Obrigado

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    1. Luiz a bobina ideal é aquela que o fabricante recomenda para seu veículo ou sistema de ignição. simples assim!

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  68. Apolo,92 já foi trocado duas vezes a bobina e duas vezes o distribuidor, também já foi trocados cabos de velas, as velas, foi instalado um dispositivo que tira a temperatura alta da bobina,bomba de combustível, e hoje pela terceira vez o problema aconteceu de novo, dou partida o motor viea e vira mas não pega e quando pega logo morre , e se não morre fica falhando sem força, o que fazer mais pra solução deste quebra cabeça ,

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    1. Osvaldo, é uma falha intermitente, provavelmente um conector com mau contato, ou fio quebrado ou com emenda mau feita, algum alarme mau instalado/desinstalado. deixe o carro funcionando e vai movimentando os fios e conectores do sistema de ignição(distribuidor, bobina, conexão a massa) até provocar o defeito.

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  69. Bom tenho um Monza 1985 ele álcool 1.8. Bobina esquenta e o carro fica fraco e começa a dar tranco quando acelero. Parece que falta álcool. Bom troquei o chicote do modulo e bobina por uma da bosch. Esquenta um pouco o modulo e a bobina. Mas medi positivo e negativo ta com 7, e 7.8 na passa dessa volts. E certo isso? Ele perdia a força e dava tranco e não saia do lugar. E normal esquentar a bobina e o modulo?

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    1. Daiane, depende de quanto esquenta. Sem as referências da bobina e módulo que está usando não posso dizer muita coisa. Outras possibilidades: coletor/arrefecimento com baixa temperatura, carburador, velas, distribuidor.

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  70. Isso é o aterramento, acontecia na minha, tem que colocar um fio qualquer ligado no positivo da bateria e na carroceria do carro.

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  71. Olá Aparecido, tenho um Escort hobb ano 96 - 1,0 CHT. Quando ele está quente e desligo o mesmo e depois de uns 20 a 30 minutos ele demora para funcionar, o motor gira e o carro não pega. Já troquei carburador, cabo de velas, rotor, bombinha de combustível e nada adiantou. É frio ele pega muito bem. Fiz um teste peguei um positivo direto da bateria e coloquei no 15 da bobina, mas nada adiantou. O número da bobina é 97 boch. Você poderia me dar um dica do que fazer. Desde já agradeço.

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    1. Colega primeiro precisa saber o que está errado. O carro precisa de faísca nas velas, combustível e ar para funcionar. Tem faísca nas velas? tem combustível no coletor? Uma vez determinado o que falta, então passe a verificar a causa. Eu sei que já trocou peças, mas será que estão funcionando? por isso terá que verificar, não basta trocar. Parece sintoma de afogamento. Verifique, ao parar o carro se após algum tempo o carburador não esteja percolando (transborda e começa a encharcar o coletor ou a agulha da bóia não está vedando, basta ficar de olho no carburador/coletor.

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  72. Ola amigo... Tenho um apolo 1.8 AP gasolina. Eu ligo ele e até ai tudo certo, só que quando acelero sem engatar a marcha ele fica engasgando, quando consigo sair nele derrepente ele fica engasgando e sem força, em seguida desligo e aguardo um tempo e ligo novamente e sai andando numa boa... Lembrando que ja troquei o carburador, bobina, cabos de vela, módulo de igniçao e as velas só tem 8 meses, ja nao sei mais o que fazer.

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    1. Soberano, sem ver o carro é difícil, teria que revisar vários pontos com cuidado. Como está o distribuidor e o rotor? Acontece todas as vezes ou de vez em quando? Revisou todas as conexões e fios do módulo e distribuidor?

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  73. Olá amigo boa tarde.tenho uma Ford ranger 2009. Gostaria de faser alguns testes pois já troquei cabos e velas e tenho uma perda de potência .então gostaria de saber como testar a bobina a potência da mesma lembrando uma ranger 2009 2.3 gasolina 16 válvulas grato

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    1. Marcos, se você clicar em ignição na lista de temas terá vários post sobre teste de bobina. O post de testando a bobina de ignição seria o mais recomendado, mas precisará de um simulador e apesar da dificuldade teria que testar ela quente e a temperatura ambiente. é muito difícil se não tem nada preparado para esta finalidade. No veículo poderia testar com o osciloscópio, mas não é qualquer oficina que o possua e tem a habilidade de fazer-lo. Além disso não cobriria todas as possibilidades de detecção de defeito. Resumindo é mais fácil substituir a bobina.

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  74. Tenho um Escort europeu com bobina de dois fios sera q posso alterar para três fios???

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  75. Não sei qual bobina está querendo usar,acredito que não.

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  76. Amigo tenho um Verona 92 cht 1.6 álcool, troquei. Distribuidor e queimou novamente o sensor hall, oque pode ser? O módulo foi testado em outro Verona funciona normal. Obg

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    1. GEge, será que queimou mesmo? você testou o sensor do distribuidor ? testou os fios? Se realmente queimou verifique se não existe fuga de alta tensão na tampa do distribuidor.

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  77. Olá. Tenho um escort XR3 AP 1.8 1989,e venho tendo problema, aparentemente com o aquecimento da bobina final 067. Depois de muito aquecido, o carro afoga e apaga, provavelmente por falta de faísca nas velas. Já foram trocados bobina, módulo, rotor, tampa do distribuidor e o problema sempre ocorre. O chicote elétrico foi substituído por um novo, mas de escort hobby, e não sei se o fio do motor de arranque para a bobina tem diferença de um chicote para outro (quanto a ser resistivo ou não). Quais medições devo fazer, em todas as situações, para tentar resolver de vez esse problema? Obrigado e parabéns pelo blogue.

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    1. Jair, qual é o sistema de ignição que tem aí? se estamos falando de um sistema indutivo (possui dois fios no distribuidor) sugiro que verifique a ligação do distribuidor, tome como base o post bê-a-bá da ignição tszi ou o de esquema da tszi 003/4/5/6. Se for hall revise as ligações e aplicação da bobina. Medir o ângulo de permanência seria outra opção.

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  78. oi meua amigos o meu fiat palio 97 1.0 8v mpi depois de um curto perto do comutador ele nao pegou mais ai fui verifar nao esta chegando 12V NA BOBINA FUCIONA TUDO DA PARTIDA OS BICO ENJETAM E TODOS OS SENSORE FUCIONA MAS A BOBINA QUANDO DA PARTIDA A TENÇAO E DE 0,57 OU 0,47 NAO PASSA DISSO MIM AJUDEM AI POR FAVOR OBRIGADO

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    1. Antonio, se está medindo corretamente, no 15 da bobina, e é isso que está dizendo, então teste a continuidade do fio até a saida do relê, verifique se o relê está ligando, teste se chega tensão da bateria no 30/bobina do relê. Já identificou o defeito, agora é só trabalhar para por em ordem.

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  79. Bom dia, instalei em meu jeep willys motor 6cc, uma distribuição eletronica com modulo de 6 pinos e no conjunto acompanha a bobina vermelha de alta, funcionou perfeitamente, mas depois de quente o carro começou a falhar perder força e parecia pane seca, morreu... a bobina tava muito muito quente, chegando em casa, coloquei uma pré resistencia, o carro no começo pegava com dificuldade mas sem muita força, sem a pré resistencia fica perfeito, só q aquece em demasiado e morre... Se ligar um fio direto da bateria positivo na bobina pra fazer pegar e depois tirar o fio, o carro fica perfeito... O que eu faço? Não dá pra ficar colocando fio e tirando fio...

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    1. Dan, veja nos post de ignição tszi que mostra um esquema onde existe um fio entre o solenoide do motor de partida e o 15 da bobina. É o auxiliar de partida para justamente corrigir este problema. Provavelmente seu motor de partida não terá o borne 15a auxiliar, portanto terá que usar um relé universal que liga pelo borne 50 do motor de partida e 'jumpeia' um positivo de bateria para o 15 da bobina através do 30/87.

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    2. Haaa verifique se a bobina é recomendada para este módulo e se as ligações do distribuidor estão corretas, pois não deveria ser tão evidente com a bobina correta.

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    3. Boa tarde Aparecido e Dan. Tirei muitas dúvidas neste blog e nunca é demais elogiar sua iniciativa Aparecido. Quero também tentar contribuir um pouco. Há um tempo atrás tive um problema parecido com um Dodge Magnum V8. Solucionei alguns problemas com as dicas daqui, mas persistia uma pane idêntica a essa relatada. Depois de muito apanhar, verifiquei que se tratava de falha no aterramento do motor. O motor havia sido pintado e não foi lixado corretamente no local onde vai o cabo de aterramento. Quando o motor estava frio funcionava perfeitamente, porém quando a temperatura da bobina aumentava e ela perdia rendimento, havia falha de ignição nas velas por conta do aterramento deficiente. Depois de 2 semanas de sofrimento, resolvi o problema com uma lixa de ferro.
      Não custa tentar no seu....

      Gde Abraço,

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    4. Valeu Anibal, muito boa sua iniciativa. Se todos pensassem assim seria perfeito.

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  80. Boa noite a um tempo venho tendo problemas com bobina esquentando tenho um santana 86 ap 1.8 adaptei uma bobina do mi rodou uns 3anos agora ela queimou coloquei outra queimou voltei o sistema original so esquenta em marcha lenta e normal chega a uns 70grau meu sistema e sem pino posso coloca cabos copo e a bobina 077 ja q o meu usa 067 obrigado

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    1. Não deve usar a 077 pois poderá danificar a bobina so deixar a ignição ligada com o motor parado. E em termos de rendimento vai ser a mesma coisa, exceto que dispensa o uso do pré resistor e auxiliar de partida.

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  81. Colega, a temperatura não está tão alta. Certifique-se de estar usando o pré resistor e auxiliar de partida. Confira no video no posagem be-a-ba da ignição tszi

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  82. Olá Aparício tenho um escort sapao 94motor ap1.8 e o conta giros não está funcionando poderia me ajudar asolucionar o prblema .
    Aproposito parabéns pelo blog nos esclarece muito

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    1. Julio, veja o post sobre contagiros. Teria que começar verificando a ligação entre o pino 1 da bobina, dependendo do tipo de instrumento usado. E alimentação do instrumento.

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  83. Oi aparecido eu Tinho no meu Uno uma bobina 091 da bosch e um tempo atrás achei que ela dá problema então coloquei uma 067 da bosch, eu achei a 067 um pouco quente e fui e coloquei a antiga 091,vc pode me dizer qual é a certa pra esse Uno Mille 92,93?
    Obrigado

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    1. Anderson, se for o modulo acoplado ao distribuidor é a 091. A 067 é para o módulo grande de 6 pinos.

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  84. Eu tenho um cocel1 74 ele pegar com mas ou menos 5 minutos ele morre e não Pegar mas é bobina tá esquentando

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  85. Artur, pode ser qualquer coisa. bobina, mau contato fio/conector/massa, carburador afogando. primeira precisa ver que sistema de ignição tem, o original platinado tem condensador e mesa do platinado que pode dar problema também. se tivet adaptado outro tem outras coisas para verificar. emfim revise e teste o que puder antes de pensar em trocar alguma peça.

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  86. Olá Aparecido! Gostaria que você me auxiliasse no seguinte: Tenho um fiat uno ano 92.Quando comprei este carro ,em 2004 , me lembro que ele fazia uma média de 12km/L na cidade.Ao longo dos anos depois de passar por várias manutenções o carburador foi ficando muito mexido e acabei comprando outro novo, pois o consumo aumentou muito (em torno de 7 km/L). Melhorou um pouco passando a fazer 8 km/L.Recentemente Fiz o serviço de motor completo ( cabeçote, retifica de bloco , eixo, biela ,troca de todas as peças etc..). Pensei que iria melhorar o consumo, mas nada . Continuou fazendo só 8 km/L.Estou desconfiado da bobina de ignição , pois fiz o teste e ela está emitindo uma faísca amarela . Vi num vídeo dizendo que a faísca tem que ser azul. Você acha que a bobina influencia no consumo e rendimento do carro?

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    1. Claudinei, a faísca influencia no consumo sim e a falha pode ser qualquer coisa que tem relação com ela, como: cabo, vela, ponto de ignição, avanço do distribuidor, rotor e tampa do distribuidor, alimentação de tensão da bobina, módulo. Você já checou estes componentes? O teste pela cor da centelha é empírico, não tem validade técnica, pois depende de quem vê e como vê. veja meus vídeos no youtube, vai encontrar alguns vídeos de centelhamento e poderá ter uma idéia.

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  87. Ola,tenho um alfa romeo 164 6cilindros 12 valvulas,ele derreteu a bobina comprei outro e estalei quando liguei o carro começou a derreter de novo ,ja fizemos td e nao achei o problema,sera q o senhor pode me ajudar?obgd...

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    1. Wilson se for una bobina por cilindro você precisa testar o fio da bobina que vai para o modulo, ou ele esta em curto com o chassi ou seu modulo está com o driver da bobina em curto. Se for distribuidor verifique alimentação da bobina/conexão a massa do modulo.

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  88. Olá boa tarde , meu carro ecosport falha ao acelerar, e está sem potência, troquei, cabos ,velas, limpei, bicos ,carburador, e continua a mesma coisa , HK verifiquei q uma das centelhas q sai da bobina está muito mais fraca que as outras, pode ser a bobina ?,

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    1. OK.aparecido mas onde levo no mecânico ou eletricista, e muito obrigado pela ajuda

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    2. Mauro, um centro automotivo é mais indicado, pode ser um serviço bosch car service, original auto center, ecocar, entre outros. é um serviço para mecânico.

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    3. O problema estava na bateria, quem diria, depois de 5 oficinas mecânicas ,trocando ,cabo vela e quase troquei a bobina, um descobriu, bateria morta , troquei e o carro normalizou, o carro ligava mais não sustentava os sensores e injeção

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    4. Parabéns, regra nr 1 do diagnóstico: sistema de carga e partida e motor em ordem.

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  89. Blz amigo , quero tirar umas dúvidas a um tempo atrás meu carro de uma hora pra outra começou a cair a rotação até morrer blz aí fui andar com ele começou a falhar e dando pipoco no escape , chegando em ksa deixei o msm uns 15 min aí liguei de novo o problema sumiu , perguntei a uns amigos que tem Kadett 91 carburado me deu a dica de medir a resistência da bobina impulsora e estava com 1108 ohms após pesquisar vi que o máximo permitido e de 1,2k ohms a necessidade de fazer a troca lembrando que o msm deve ser original do carro fábricado no ano de 1991 .

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  90. bom di aparecido tenho um problema na bobina de ignição - Bosch codico:9220081500 sistema le jetronic o carro e um scorte xr3 motor ap 2.0i,estou com dificudades em char a bobina espesifica ,gostaria de saber se consigo adaptar um sistema de ignição usando a bobinado polo clasic ,desde ja eu agradeço

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  91. colega qual é a bobina recomendada pelo fabricante? se não me engano é a 077.

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  92. Possuo um Accord ano 94 LX Automático, ele estava em movimento e parou de funcionar, a sinal de partida mais ele não pega e no painel fica piscando a luz D4, na minha cidade não tem assistência técnica, levei em uma oficina e lá me informaram que foi problema elétrico mais até hoje não localizaram o problema a informação que tenho é que não esta passando corrente na ignição não tem faisca alguma é não é a bobina o que será que pode ser?

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    1. Marcos, procure outra oficina. Enumerar possibilidades sem que tenha uma profissional capaz de executar-la não vai adiantar nada, a não ser que pense que seja possível dizer qual é a solução sem ter que fazer nenhum teste. Pense que a lâmpada da sua casa não acende, o que faria? não iria checar se ela está queimada? se o fusível não queimou? se o fio não está quebrado? se o interruptor deixou de funcionar? então é a mesma coisa. Precisa acha o cara que sabe ver isto. me desculpe se te parece grosseiro, mas é esta a realidade.

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  93. ola pode me ajudar por favor ? o carro e um escort 93 nao tem centelha na bobina ja troquei mas nao resolveu

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    1. https://www.youtube.com/watch?v=oQ2Z8AaF4Ss&list=PLJhiOz9UjOZaOUaaB5gDBU85qeieojDti&index=8&t=6s

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  94. Aparecido, bom dia.
    Sobre Polaridade da bobina de ignição, você tem matéria explicativa sobre efeitos negativos no funcionamento do motor quando se ligam errados os positivo e negativo? Não acho informações em português, e inglês é fraco para entender. Pode fazer uma matéria caso não tenha, no YouTube?

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  95. José sabe lá quantas bobinas estão funcionando com ligação invertida e ninguém percebe nada! já experimentou inverter para ver o que acontece? Acho que a melhor forma de saber é esta, não acha? Tem matérias que dá trabalho fazer e parece que agrada meia duzia de pessoas. Inverta a bobina e me diga qual é o efeito que vai notar.Seria uma ótima experiência para você. Em geral não tem porque inverter, já que vem identificado e se acontecer, como eu disse, não se percebe. tente!

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  96. Aparecido, Obrigado novamente por responder! Foi apartir de leituras que notei que as bobinas tem seus positivo e negativo identificados seja por gravação ou informação de catálogo. No meu caso, uma bobina de ignição de motocicleta produzida no país para recompor a importada. Mas não há marcação no corpo da bobina, apenas os conectores espada de tamanhos distintos. Lembro da bobina original importada ter a posição dos conectores ao contrário da nacional, já fazem três anos... e desde então faço as conexões de positivo e negativo onde encaixam. Estou para testar se a inversao produz diferenças. Sempre achei que havia algum erro que me parecia tempo de ignição errado, mais quando o motor recebia mais carga. Já fiz contato com o fabricante pedindo a identificação dos conectores, pois não há no site deles. Sites gringos dizem (usando tradutores) que a bobina de ignição com polaridade invertida tem a potência da faísca é 20% menor, em marcha lenta por vezes não aparece defeito, mas com carga e rotação alta poderia falhar. Continuo procurando informações, e vou fazer a mudança. Postarei notícias. Se souber de material em língua portuguesa para esse tipo de informação agradeço a dica. Obrigado e até a próxima.

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  97. Ola Aparecido!! Gostaria de saber se existe algum incompatibilidade na alteração que fiz no meu sistema. Troquei o kit e ignição do del rey cht 1.6 c aranha pelo sistema do gol 1.6 cht hall. Troquei o Kit e substitui o a vácuo do Hall pelo meu do aranha que tinha expecificacoes do motor álcool.
    Queria saber se nesses módulos tem diferença motor álcool ou gasolina

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  98. celo, os módulos não tem nada a ver com motor ou combustível. Não seria mais fácil vc dizer qual é o problema do carro?

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  99. Tenho um escort sapao cht 1.6 1993 ele não está pegando medi com o multímetro notei que não chegava corrente na bobina troquei o modulo passou a chegar corrente na bobina só que o problema de não ter centelha persiste testei o sensor hall a bobina o rotor a tampa estão ok. Mesmo assim não tem centelha eu havia retirado o distribuidor Para trocar o sensor hall isso pode ter tirado o carro do ponto por isso não dá centelha e ele não pega?

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  100. Boa Noite Amigo! Tenho um alfa romeo 164 24v v6 automatico e a luz da injeçao não acende, ja olhei o relé, esta cortando a corrente. Todas as Luzes acendem, menos a da injeção e do conde que é da 🔑!

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  101. Olá tenho um Escort e reparei que existe um conector no corpo do distribuidor e queria saber onde devo conectar ele

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  102. https://www.youtube.com/channel/UCX698KcENqbUF3LWfF9OdWw
    visite meu canal no youtube tem vários videos sobre o assunto

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  103. Olá tem um gol G3 bobina 3 pino chega energia mas todas bobina q coloco não solta faisca

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    1. veja se o módulo de injeção funciona/está alimentado? se tem sinal de rotação. use o scanner para avaliar.

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  104. Olá, possuo um gol gts 1992, gasolina. O modulo de ignição é o da bosch, final 142. A bobina em uso é a bosch kw12v final 077. Tem ocorrido o seguinte problema : picos no ponteiro do conta giro , na hora de virar a chave e com o motor ligado, as vezes ocorre de ficar com giro errado e ligando a seta, da picos junto com o rele da seta..... após o aquecimento do motor, o problema some.....
    Depois de ler varios topicos sobre o assunto, quando limpo os contatos de aterramento da bateria, na carcaça e até no motor, resolve temporariamente . Após alguns dias... o problema volta a ocorrer.... principalmente quando o carro fica por um periodo maior desligado . Ao virar a chave... o ponteiro do conta giro da um pico ate o final e volta....
    Obs.: Cabos de vela novos, velas novas, rotor novo . Algum tipo de teste mais apurado que poderia ser feito neste sistema de ignição, no caso hall 3 fios..... ? Obrigado....

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    1. vc pode encontrar os procedimentos necessários nos meus videos no youtube sobre este sistema e sobre contagiros.

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  105. Tenho um gol 87 fui mexer na parte elétrica pra ligar uma bobina MI mas parou tudo e notei que todos os fios pós chave virou pulsante de do distribuidor como faço pra resolver ?

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    1. revise as ligações. veja meu video no youtube e repense se deve mesmo usar a bobina do mi.

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  106. Há uma dúvida eterna em relação ao poder ou potência da centelha gerada pelo conjunto módulo/bobina em relação a queima da mistura... que não me deixa em paz há décadas. Se os 12 mil volts dos sistemas de ignição indutivos dos anos 50 e 60, eram e continuam sendo + que suficientes pro bom funcionamento, pra que inventaram sistemas capacitivos como MSD , Mallory , Jacobs , Accell que entregam 60 mil volts de alta tensão e são utilizados nos EUA em carros dos anos 50 e 60 com motores originais mesmo com motores de média compressão 8.5:1 e ao substituirem o sistema por um de mais alta potência, todo mundo lá afirma que houve acentuada melhora de marcha-lenta, retomada de aceleração e economia de combustível.????? É isso que eu queria entender definitivamente, destacando a afirmação do professor A. Oliveira aludindo ao palito de fósforos e o maçarico.

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  107. Minha bobina do chevete queimo qual devo colocar

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  108. Meu fusca tá aquecendo a bobina devo usar residência

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  109. Ola caro colega
    Tenho um Honda accord 94 fiz motor estou restaurando
    Mas o antigo dono tinha colocado uma bobina de gol
    Eu troquei por bobina original .
    Agora fica ventilando direto e eu não acho defeito

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    1. a bobina não tem nenhuma relação com ventilador. Consulte o esquema elétrico, cheque o sensor de temperatura do motor e se necessário use o scanner para conferir o erro e ler a temperatura do motor.

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  110. Ola amigo tenho um Honda accord 94
    Fica centelhado direto não consigo
    Solucionar esse defeito
    Pode me ajudar

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    1. Colega está muito vago e mesmo que dê detalhes seria preciso analisar, fazer medições, etc. Não existe diagnóstico a distância.

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  111. Olá Sr. Aparecido , percebi que o Sr é salvador se muitos . Me dá uma luz, comprei o módulo de 7 pinos magnet e usei com a bobina MI plástica, o Murilo esquentava demais e a bobina ficava fria, o carro funcionava mal, descobri que a correta é a 097, no seu canal. Aí troquei pela 067 que tenho em casa e a situação inverteu, o módulo fica frio e a bobina esquenta demais e o carro continua ruim. Mas a resistência dessa bobina é maior e a bobina é asfáltica também como a 097, o problema que deveria dar não seria só o fato de a centelha ficar menor devido a alta resistência em relação a 097? Porque a bobina está esquentando tanto? Creio que o mal funcionamento é devido a esse calor todo na bobina fazendo ela perder sua característica .

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  112. boa noite amigo. tenho um santana 1.8 monoponto motor AP. a minha pergunta é tem como melhorar a iguinição dele tipo substituinto uma bobina mais potente ou cabos e velas melhores? ele pega de primeira mais se eu não ficar acelerando ele apaga. toda vida tem que acelerar. se poder me ajudar fico muito agradecido e obrigado

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    1. Vc nem disse que igniçõa tem ai, mas bobina não faz milagre. Revisa seu motor, afinação do carburador, sistema de combustível.

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  113. Bom dia.
    Tenho um Escort hobby 95 1.0.
    Ele apresenta corte de ignição, já troquei cabo, vela, rotor, bobina, comprei um distribuidor recondicionado, tampa distribuidor, ele diminuiu mas ainda corta a ignição, o que pode ser?

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