Novidade! Sonda lambda sem ar de referência

Desde a sua invenção a sonda lambda passou por constantes evoluções, difícil mesmo é prever quantas mais poderão vir. Visitando os sites dos maiores fabricantes mundiais deste produto, pude constatar que desponta mais uma novidade: a sonda lambda planar sem referencia de ar ambiente, ou seja, a câmara de referencia não se comunica com o ar exterior.

Segundo literaturas técnicas, a câmara de referencia hermética absorve oxigênio do gás escape, bombeado através da cerâmica de dióxido de zircônio.

Para realizar este feito se aplica uma corrente elétrica da ordem de poucos microamperes ao eletrodo positivo da célula de geração, que passa a ter dupla função: bombear íons de oxigênio residual do gás de escape para a câmara de referência e ao mesmo tempo gerar o sinal correspondente à relação lambda da mistura.

Até o momento não pude constatar que veículos poderiam estar usando este produto.

Fonte de referência: Apostila Bosch - Los sensores en el automóvil, Site NGK

8 comentários:

  1. Aparecido como as Sondas convencionais se comunicao com o ar esterno?

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  2. As sondas se comunicam com o ar ambiente através dos seu cabos de conexão.

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  3. Palio 99 1.0 8v com kit gas, esta queimando A bobina do lado direito verifique a voltagem na bobina estava 13.2 volt, testei o alternador nao esta dando pico de energia, sera queimou o drive da uce!!!? Ja retirei o kit gas, Pode me ajudar?

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  4. Felipe se a bobina queima de torrar, rachar pode ser o drive em curto. Com o multímetro posicionado para teste de diodo, chave de ignição desligada, desconecte a bobina e faça o teste de continuidade no fio do borne 1 em relação a massa, aberto está normal, se zerar está em curto o drive. Se normal verifique as conexões a massa. Se você considera queimar como falha de cilindro e bobina permanece intacta pode ser fuga de corrente do lado da alta tensão, circuito primário aberto, fuga de corrente no primário ou baixa corrente primária.

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  5. Boa tarde Aparecido, eu hoje reset uma outra uce e instalei, e medi a voltagem nas bobinas de 11.60 coloquei uma bobina nova, o carro trabalhou uns 5 minutos depois escutei um barulho igual de fuga alta, o carro rateou e queimou novamente a bobina do lado direito!!!!! Sera que tem algum curto nos fios???? Desde ja grato pela atenção.

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  6. Felipe, analise o tipo de dano que ocorre na bobina, assim fica mais fácil entender o que está acontecendo. Para este caso tem que ser medido a corrente com osciloscópio, se queima o enrolamento primário se deve ao excesso de corrente, geralmente acima de 8 A. Você verificou a conexão massa do módulo? Se não fizer medição ficará difícil chegar a um diagnóstico exato.

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  7. olá professor.

    Sabe qual carro que hoje roda com essa sonda lambda? Obrigado pelo seu post e sucesso!

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    1. Eu teria de verificar a aplicação, mas posso adiantar uma, a denso aplicada no honda fit é um caso, apesar se ser chamada de sensor de A/F.

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