Como funciona a sonda lambda de banda larga - LSU

Como comentado, a sonda lambda de banda larga necessita o suporte de um sistema eletrônico para seu funcionamento. Um circuito integrado (CI), montado na UCM, é responsável por compor o sinal que corresponda à relação lambda da mistura queimada no motor.
Dispostas em camadas se formará duas células, sendo uma denominada célula geradora CG e a outra a célula de bombeamento CB.

A célula geradora CG produz uma tensão, inicialmente, em função do volume de oxigênio no gás de escape, já que este se comunica com a câmara intermediaria.

Fixado a tensão de referencia U1em 450 mV, o diferencial de tensão deste com a célula geradora CG na entrada do comparador C origina a corrente elétrica aplicada na célula de bombeamento, que transportará íons de oxigênio do gás escape para a câmara interna da sonda e vice versa.

Controlado pela corrente elétrica, o volume de oxigênio na câmara intermediaria regula a tensão da célula geradora ao nível da tensão de referencia U1.

Dependente do volume de oxigênio no gás de escape, a corrente de bombeamento é uma relação exata da mistura queimada no motor. O sinal é obtido na etapa de conversão (A) amplificando-se a queda de tensão sobre os resistores em paralelo Rs (interno a UCM) e Rs1 (instalado no conector da sonda), por onde circula a corrente enviada a célula de bombeamento de oxigênio.

Rs1, montado no conector da sonda, é um resistor destinado à calibração da sonda no final da fabricação.

A tensão U2 eleva o potencial do borne negativo (5) da sonda para +1,5V ou +2,5 V em relação à massa, criando um referencial para a inversão de corrente na célula de bombeamento, além de fixar este valor de tensão para lambda=1.

A potencia de aquecimento é regulada por um controle PWM aplicado na alimentação do PTC, garante a temperatura exata e protege a sonda contra choques térmicos.

13 comentários:

  1. Gostaria de ajuda de todos: Tenho fiat tipo 94 e quando lavo motor queima a bobina de ignição. Ou seja derrete os fios do conector da bobina.???

    POR QUE ACONTECE ISSO,???? E PORQUE ALTERNADO FICA MOLHADO??

    QUAL CONECÇÃO CORRETA DOS CABOS DE VELA VELA 1 COM ENTRA 1 BOBINA INICIO OU VELA 4 COM ENTRA 1 BOBINA???

    madnem imal para ajuda-me jbexciter@yahoo.com.br

    OBRIGADO.

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  2. João, os componentes do motor não estão protegidos contra jatos d'água, sobre tudo com máquinas de alta pressão, portanto é normal que que entre água nas partes internas dos componentes e até causem danos.
    No Fiat tipo existe a possibilidade de entrada de água na unidade de comando do motor causando-lhe dano, deve ser avaliado se esta foi prejudicada. Na bobina pode ter entrado água no conector e oxidado os terminais que lhe causariam mau contato/zinabre e consequentemente o superaquecimento dos terminais. Faça avaliação do estado dos terminais e o substitua, caso necessário. Quanto os cabos da bobina podem ser ligados assim mesmo, a questão é mais um problema de lay-out para melhorar o disposição.

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  3. Amigo estou querendo por um EFI para conversao de gas hidrogenio, preciso saber se minha sonda e de banda larga ou curta, qual a diferença ? Meu carro é um Civic 2005 1.7 16v

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  4. Bruno seu carro usa uma sonda de dois pontos, que detecta se o nível de oxigênio no escapamento é alto ou baixo. A sonda de banda larga não detecta apenas, ela pode medir o teor de oxigênio no escape, entretanto ela precisa de um circuito de controle especial. A diferença visual está na quantidade de fios da sonda (5 fios).

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  5. Saberia me dizer qual sonda o Civic LXR 2.0 2014 usa ??
    Poderia usar uma sonda de banda larga ?? E qual ?

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  6. Extremebikes, sinto muito nào sei qual é a sonda aplicada neste modelo, entretanto verifique a quantidade de vias da sonda, se tiver 5 fios é de banda larga ou 4 fios é comum. A sonda banda larga só pode ser usada em módulos que possuem o circuito de controle próprio para esta sonda.

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  7. Amigo saberia me informar se para o uso de um gerador de HHO seria mais proveitoso com uma sonda wide band e ecu pandoo ou magasquirt ou similares? a ideia é tirar o melhor proveito em termos de economia, meu carro é um omega 4.1 AT e faço uso dele no dia a dia, acabei de fazer o motor dele e retirei o GNV 3ª geração que é o que fez o motor pifar....

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    1. Roberto não entendo sua abreviatura, mas comentar sobre o componente. A sonda de banda larga é recomendada em casos de motores que trabalham com mistura extremante pobre e a sonda tradicional quando se trata de mistura perto da estequiometria. Vale dizer que um motor comum trabalha com no máximo lambda 1,1 acima disto vai falhar. Pode ser que se deseje operar o motor a lambda 1,05 de forma contínua seria melhor usar a sonda de banda larga. Vale dizer que economia não se traduz apenas a regular a mistura, é uma combinação de vários elementos, como: pressão do coletor, desenho de coletor, pressão/pulverização do combustível, motor, etc.

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  8. cara muito boa sua explicação eu tô tentando colocar um kit hidrogênio e um Golf ano 2002 só que eu não consigo regular o wi-fi ele fica apagando e quando ele não fica apagando você não tem economia nenhuma Como que eu faço pra mim conseguir regular o s usando o multímetro no nas opções de milivolts lá tem uma forma mais simples de regular porque aqui eu não consigo usar nenhum tipo de raster de Diagnóstico

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  9. Thiago,me desculpe, não conheço este kit de hidrogênio.

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  10. Porque não libera a cópia de textos e fotos da página?

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    1. Maria você pode imprimir a página.

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    2. Olá Aparecido! Assim que disponível, explique a exceção da sonda de 4 fios do Honda fit flex, por gentileza.

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