Módulos de ignição indutiva

Vale à pena comentar sobre a ignição eletrônica indutiva, pois ela ainda está presente em um número considerável de veículos. Como muitos profissionais sabem, o sensor indutivo gera um sinal de corrente alternada, comandando o desligamento da bobina de ignição no momento em que a tensão se torna negativa.

Uma idéia simples para testar a funcionalidade do módulo é usar um transformador com uma saída de 6 ou 12 VCA para simular o sensor indutivo e em lugar da bobina de ignição, uma lâmpada como carga. Efetue as medições de tempo de ligação ou ângulo de permanência com um multímetro automotivo.
Nota! Tempo de ligação aproximadamente 10ms (em 60Hz) ou permanência 60%.

Use sua criatividade!!! Esta montagem pode ser usada como: pulsador de bicos injetores, para testar bobinas de ignição, testar atuadores de marcha lenta de uma bobina, etc.
--------------------------------------------------------------------------------

8 comentários:

  1. Muito foda, dividir seu conhecimento é enriquecer nossas habilidades.
    raphael.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. pino 1 e 2 sinal onde esta os dois fios de 12 volts do transformador, 4 positivo da fonte/bateria, 5 negativo da fonte/bateria, 6 ligado a lâmpada. Resumo é a mesma ligação que encontra no video no you tube.

      Excluir
  3. Aparecido. Como vai? Pra usar como pulsador de bico... Onde poe o potenciômetro? Por favor me ajude aí a construir . quanto as saída pros bicos injetores? Desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  4. Aparecido. Como vai? Pra usar como pulsador de bico... Onde poe o potenciômetro? Por favor me ajude aí a construir . quanto as saída pros bicos injetores? Desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  5. neste é fixo não dá para por potenciometro. veja os pulsadores.

    ResponderExcluir
  6. Ola bom dia. Deus o abençoe. Ainda ha uma dúvida, e desde ja lhe agradeço pela atenção. Em outro video seu usou 2 tipos de pulsadores. 1 transformador e outro a caixinha de ignição. A pergunta! Como faço uma tipo essa? Quais modificações tenho de fazer?

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pela aula professor...fiz uma experiência baseada nesta sua explicação...usando a unidade de comando, um trafo de 10V e um motor de passo para pulsar e a lampada pisca conforme a topologia exposta.

    ResponderExcluir

O comentário será publicado após ser aprovado pelo moderador.